Pessoas com dores de cabeça com maiores problemas de insónias

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos indicou uma ligação entre a enxaqueca e as insónias, independente da existência de sintomas de ansiedade e depressão, comuns em pessoas com dores de cabeça.

Segundo os autores deste estudo, diversos estudos inter liguam enxaqueca e problemas de sono, mas atribuindo as razões a sintomas de ansiedade e depressão, que normalmente são apresentados por pessoas com as dores de cabeça. O novo estudo, porém, mostra que as dificuldades para dormir entre esses pacientes não podem ser explicadas apenas por esses sintomas.

Avaliando 221 pessoas que sofriam de distúrbios de ansiedade (41 com enxaqueca), e entrevistando 261 parentes de primeiro grau desses pacientes (39 com enxaqueca), os pesquisadores descobriram uma associação entre enxaqueca e o número de problemas de sono.

As pessoas com enxaqueca relataram ter significativamente mais problemas de sono no decorrer da vida, e mais dificuldades de sono actualmente, especificamente, sono inadequado, dificuldades para cair no sono e pesadelos persistentes na infância, comparados com pessoas sem as dores de cabeça. E essa relação persistiu após considerarem o histórico de problemas de humor e ansiedade.

Fonte: Headache: The Journal of Head and Face Pain. 08 de Julho de 2008.

Este artigo tem como princípio a informação, divulgação ou esclarecimento de dúvidas relativo a temas médicos e reflecte a opinião do seu Autor,ao qual são respeitados os seus direitos.
Estas informações não podem, ser usadas como fonte de aconselhamento médico ou substituição de consulta, diagnóstico ou tratamento especializado.